CAMPEONATO EUROPEU DE 2005: EQUIPES FAVORITAS SÃO ELIMINADAS

Adrian Crisan destrói mais uma vez o sonho alemão

Os times “azarões” estão fazendo a festa na competição por equipes do Campeonato Europeu. Quase todas as grandes favoritas já foram eliminadas. Nesta segunda-feira a Alemanha, de Timo Boll (nº 4), foi eliminada nas quartas-de-final pela Romênia, liderada por Adrian Crisan (nº 15). A segunda grande favorita a cair foi a, outrora super potência, Suécia que não conseguiu passar pela República Tcheca. Pior ainda foi o desempenho dos atuais campeões, a Bielorússia (ou Belarus), de Vladimir Samsonov (nº 6), eliminada na 1ª rodada. A Bielorússia, atual detentora do título, deu adeus ao bicampeonato já na primeira rodada. Samsonov e seus companheiros foram eliminados pela Bélgica. O principal nome do encontro foi o veterano Jean-Michel Saive (nº 12), que marcou seus dois pontos, sendo o primeiro exatamente sobre Vladimir Samsonov. Placar final: Bélgica 3×2 Bielorússia.

Na seqüência, pelas quartas-de-final, os belgas enfrentaram a equipe dona da casa, a Dinamarca. Com o apoio da torcida os dinamarqueses garantiram vaga na semifinal com uma vitória por 3×1. O destaque do embate foi o jovem Michel Maze (nº 16) que venceu por 3×0 os seus dois jogos contra Philippe Saive e Jean-Michel Saive (sim, eles são irmãos).

Nas semifinais os dinamarqueses enfrentarão a grande surpresa da competição, a Romênia. Liderados pelo grande nome europeu do momento, o jovem Adrian Crisan, a equipe marcou 3×1 sobre a Alemanha, grande favorita ao título, atual equipe vice-campeão mundial e européia. Crisan venceu seus dois jogos, o primeiro contra Torben Wosik, atual vice-campeão europeu individual e nº 43 do mundo, e na partida decisiva bateu Timo Boll, europeu (e não-chinês) mais bem posicionado no Ranking Mundial na 4ª colocação. A vitória de Crisan sobre Timo Boll foi por irrepreensíveis 3×0 (11-09, 11-07 e 11-05). O terceiro ponto romeno foi marcado por Constantin Cioti (nº 95), que superou Jörg Rosskopf (nº 30) por 3×0.

A República Tcheca encarregou-se de eliminar nas quartas-de-final mais uma favorita, a Suécia. O veteraníssimo (e campeoníssimo) trio Waldner, Persson e Karlsson foi surpreendido, principalmente, pelo ótimo desempenho do quase desconhecido Marek Klasek, que ocupa apenas a 107ª posição no Ranking Mundial. Para quem não se recorda, Klasek foi o vice-campeão do Aberto do Chile de 2004, mas depois não obteve qualquer resultado significativo em competições internacionais. A vitória tcheca foi por apertados 3×2, onde Marek Klasek venceu seus dois jogos: a partida inaugural contra Peter Karlsson (nº 18) e o quinto e decisivo jogo contra Jan-Ove Waldner (nº 22). O terceiro ponto tcheco veio com Petr Korbel (nº 20), que bateu Waldner por 3×2.

A Áustria é o único time considerado favorito é que conseguiu chegar às semifinais. Os austríacos não perderam nenhum jogo na competição até o momento. Nas oitavas de final venceram a França por e nas quartas-de-final nem tomaram conhecimento do time russo. A equipe formada por Werner Schlager, atual campeão mundial e nº 9 do mundo; Chen Weixing (nº 13) e Robert Gardos (nº 47) enfrentará nas semifinais, nesta terça-feira, a República Tcheca.

Confira aqui os resultados completos de todos os jogos da competição masculina por equipes.

O Campeonato Europeu está sendo disputado na cidade dinamarquesa de Aarhus e segue até o dia 3 de abril.

Outras informações sobre o evento podem ser conseguidas no site oficial www.liebherreuropeans2005.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *