Aberto do Brasil: Sobrou alguma estrela?

Gao Ning, 26º do Mundo, o melhor ranqueado

A lista de inscritos para o Aberto do Brasil encheu de esperança os mesa-tenistas brasileiros. Teríamos a rara oportunidade de receber algumas das mais badaladas celebridades do tênis de mesa internacional. Mas, como diz o dito popular tão famoso e profético, “alegria de pobre dura pouco”. Como um verdadeiro canhão de água gélida, Ryu Seung Min, Joo Se Hyuk, Jorgen Persson, Zoran Primorac, Adrian Crisan e Alexei Smirnov, entre outros, cancelaram suas inscrições. O evento que teria 4 jogadores entre os 25 primeiros do Ranking, agora não há nenhum no Top 25.

Como ocorreu nos últimos 6 anos, não havia nenhum chinês entre os inscritos, porém estavam presentes na lista grandes nomes como o do campeão olímpico Ryu Seung Min, o quase aposentado campeão mundial de 1991 Jorgen Persson, ídolo de várias gerações; e o vice-campeão mundial de 2003 Joo Se Hyuk. Todos nomes de fortíssimo apelo entre os amantes do tênis de mesa no Brasil. Outros nomes bastante atrativos eram: Adrian Crisan, campeão do Aberto do Brasil em 2005; Alexei Smirnov, campeão do Top 12 Europeu de 2005, e o veterano Zoran Primorac, bicampeão da Copa do Mundo e vencedor de várias etapas do Circuito ITTF Pro Tour.

Com tantos cancelamentos o primeiro cabeça-de-chave da competição será o cingapurense Gao Ning, nº 26 do Mundo, praticamente desconhecido para a grande maioria dos mesa-tenistas brasileiros. Também vem de Cingapura o segundo melhor ranqueado do Aberto do Brasil, Yang Zi, nº 34.

Entre os jogadores de maior prestígio no Brasil, o defensivo japonês Koji Matsushita (nº 37) e o alemão Jörg Rosskopf (nº 42), campeão mundial de duplas em 1989, campeão europeu em 1992, campeão da Copa do Mundo de 1998, e campeão europeu por equipes de 2007; não cancelaram suas inscrições. Bem, pelo menos não cancelaram até a publicação desse artigo.

“Ex-chineses”

Não chega a ser uma verdade absoluta dizer que nenhum chinês está inscrito para o Aberto do Brasil. Teremos alguns, mas todos representarão outros países como Japão, Canadá, Cingapura e Hong Kong. Geopoliticamente falando, Hong Kong faz parte da China “Continental”. Quase todos os jogadores que representam Hong Kong na verdade nasceram, iniciaram suas carreiras e ainda jogam em clubes da China. Um desses nomes é Tang Peng, que até 2004 fazia parte da seleção chinesa e chegou a defender o país em várias competições internacionais. Tang Peng ganhou destaque em 2003 quando foi vice-campeão asiático, mas depois não conseguiu resultados expressivos e foi “transferido” para Hong Kong.

De Olho nos Futuros Campeões

Se as estrelas da atualidade abdicaram do Aberto do Brasil, a presença de 3 jovens jogadores pode ser um alento ao público brasileiro. Teremos em Belo Horizonte os 2 últimos campeões mundiais juvenis, o japonês Kenta Matsudaira e o alemão Patrick Baum, respectivamente campeões individuais em 2006 e 2005. Apesar de ter falhado em Mundiais Juvenis, o alemão Dimitrij Ovtcharov é o grande nome da nova safra de jogadores europeus. Aos 19 anos de idade Ovtcharov já assumiu a titularidade na equipe adulta alemã e foi fundamental na conquista do título europeu por equipes há duas semanas. Na competição individual o alemão ainda chegou às semifinais, perdendo apenas para seu compatriota e futuro campeão, Timo Boll. Com um desempenho tão bom Ovtcharov saltou da 72ª para a 51ª posição no Ranking Mundial. E olhe que esta foi a primeira participação de Dimitrij Ovtcharov num Campeonato Europeu. Começou bem o moleque… Portanto, decorem estes 3 nomes: Kenta Matsudaira, Patrick Baum e Dimitrij Ovtcharov, iremos pronunciá-los bastante em breve.

Feminino será o destaque

Ao contrário do masculino, a competição feminina estará repleta de jogadoras famosas. Serão 7 mesa-tenistas posicionadas no Top 20: Sayaka Hirano (nº 20), Lin Ling (nº 16), Jiang Huajun (nº 13), Ai Fukuhara (nº 12); e as Top 10 Wang Yue Gu (nº 8), Tie Yana (nº 7) e Li Jia Wei (nº 6). Para quem gosta de jogos femininos, será uma oportunidade imperdível.

E os brasileiros?

Bem, falaremos sobre eles em outro artigo, mas apenas para adiantar, não deixa de ser um grande incentivo ver nossos melhores atletas atuando contra as principais escolas do tênis de mesa mundial.

O Aberto do Brasil de 2007 será disputado na cidade de Belo Horizonte/MG entre os dias 12 e 15 de abril. Os jogos serão realizados na Arena Telemig Celular (Ginásio Urbano Machado Santiago), localizado na Rua Bahia, nº 2243. A entrada será gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *