Um dos principais objetivos da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa (FGTM) em 2007 é ampliar o número de atletas federados e, com isso, possibilitar a realização de um maior número de competições no interior do estado e uma melhor preparação dos mesatanistas gaúchos para disputas nacionais. Segundo o presidente da entidade, João Irigoyen, o esporte terá destaque em 2007 no país devido aos jogos Pan-Americanos, o que poderá contribuir com uma maior divulgação do tênis de mesa no Rio Grande do Sul e no Brasil. "A possibilidade de Hugo Hoyama bater o recorde brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos servirá de incentivo a muitos atletas", ressalta o presidente.
A programação de 2007 da FGTM iniciará no dia 1º de abril, com a disputa da Copa Gustavo Schreiber de Tênis de Mesa, em São Leopoldo. A Federação reunirá ainda atletas para jogos em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e para diferentes competições ao longo do ano na capital. De acordo com Irigoyen, os atletas federados contam com uma série de incentivos à prática do esporte, que vão desde descontos nos jogos oficiais até o custeio para participação em competições nacionais.
Atualmente, a Federação conta com 150 atletas federados e um técnico Nível II registrado na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e no sistema CREF/CONFEF. O quadro de arbitragem está em formação e conta com profissionais e estudantes de Educação Física. Os atletas gaúchos de maior destaque são Waldson Watanabe, André Irigoyen, ambos da Sogipa, e Jorge Fanck, da Sociedade Ginástica São Leopoldo.
Os interessados em participar das competições oficiais de tênis de mesa no Rio Grande do Sul devem se cadastrar gratuitamente no site da FGTM (www.fgtm.com.br). Outras informações através do telefone (51) 9114-3655.
Colaboração:
Carla Castro
Núcleo Fábrika de Notícias
Rua Silva Jardim, 106, 1° andar
Fones: (51) 3061-0952 / (51) 9364-3762
www.fabrikacomunicacao.com.br