Arthur Requejo
|
Mantendo a tradição de ser a principal modalidade esportiva de Marília nos últimos 15 anos a Associação Desportiva dos Mesatenistas de Marília (ADM/Criativo/SEL), terá seu terceiro mesatenista disputando uma competição oficial internacional neste ano de 2006. Arthur Requejo, atual segundo colocado no ranking nacional na categoria juvenil, foi convocado pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para disputar os Jogos da Lusofonia. Ainda neste ano Lívia Mizobuchi conquistou a medalha de ouro no Latino-Americano Infantil no Paraguai e em Agosto Edmilson Pinheiro esteve treinando na Espanha e na Madeira (Portugal) se preparando para o Mundial Para-Olimpico que foi realizado na Suíça.
Durante oito dias, a língua portuguesa será o idioma oficial do esporte na Ásia. Localizada na costa sudeste da República Popular da China, a península de Macau será a sede dos I Jogos da Lusofonia.
A competição será realizada entre os dias 7 e 15 de outubro e contará com cerca de 1.500 atletas de 12 países: Angola Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, além dos convidados, Guiné Equatorial, Índia, Sri Lanka, que têm o português como língua em algumas de suas comunidades.
Nesta edição de estréia dos Jogos, os atletas disputarão medalhas em oito modalidades. Atletismo, basquete, futebol, futsal, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia fazem parte do programa. O Brasil levará para os I Jogos da Lusofonia 77 atletas em cinco modalidades: atletismo, futsal, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia.
O tênis de mesa será representado por uma forte equipe, que contará com os atletas Ricardo Kojima (Itaim Keko), Eric Mancini (Itaim Keiko), Humberto Manhani e Arthur Requejo (ADM-Marília), Lígia Silva (Santos), Karin Sako (Itaim Keiko), Jéssica Yamada (Itaim Keiko), Gabriela Kock (Itaim Keiko) e Mariany Nonaka (São Bernardo do Campo), sem falar nos treinadores Wei Jian Ren e Lincon Yasuda. Os atletas embarcam para a China no próximo dia 3 de outubro.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, acredita que os I Jogos da Lusofonia representarão um divisor de águas para os países de língua portuguesa.
"Doze países unidos por um só idioma e pelo ideal olímpico transformam essa primeira edição dos Jogos da Lusofonia numa iniciativa próspera e inovadora", afirma Nuzman.
Como sede de etapas dos Jogos Asiáticos em 2005, Macau herdou modernas instalações esportivas, que serão sede das competições. Outro fator que colaborou para a excelente estrutura apresentada foi o fato de que Macau será sede em 2007 dos Jogos Asiáticos Indoor.
Tratando-se da realização dos primeiros jogos a Lusofonia, o logótipo escolhido não poderia deixar de transmitir uma mensagem positiva aos atletas que em Macau vão lutar por um lugar no pódio. Por isso o logótipo escolhido pelos membros da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa representa o momento de cortar a meta por um atleta o que traduz um símbolo de energia e de acolhimento sentido nos recintos desportivos onde se desenrolam as competições.
No logótipo estão também "escondidos" dois caracteres chineses que simbolizam o número "um" na fita encarnada que representa a primeira edição dos Jogos da Lusofonia e o carácter que significa "ser humano" constituído em reunião com o corpo físico e o membro inferior do atleta para simbolizar o dinamismo e a vitalidade.
Leo, uma palavra proveniente da Língua Chinesa, tem um som parecido com "vir a Macau" o que significa igualmente dar as boas vindas a todos os visitantes que se deslocarem à cidade durante os Jogos. Em português "Leo" equivale ao som enunciado em chinês.
Colaboração: ADM-Marília