Tiveram início nesta segunda-feira as competições individuais no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paraolímpico, na Suíça. Os atletas foram divididos em grupos de três ou quatro dentro de cada chave. Carlo Michell, Ivanildo Freitas e Iranildo Espínola garantiram vitória. No final de semana, foram realizadas as competições do open, em sistema de eliminatória simples, sem divisão de classes, separando apenas os atletas cadeirantes dos andantes, dentro de cada gênero. No tênis de mesa paraolímpico, homens e mulheres com paralisia cerebral, amputados, cadeirantes ou deficientes mentais disputam os torneios em jogos individuais, em duplas ou por equipes. Como em todos os esportes paraolímpicos, os atletas também são divididos em classes de acordo com a mobilidade física. Da classe 1 até a classe 5 estão agrupados os cadeirantes. Da classe 6 a 10 estão os mesatenistas andantes. A classe 11 é disputada pelos deficientes mentais. Quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico do atleta.
O Brasil viajou com 18 atletas em sua delegação para a competição que vai até o dia 2 de outubro. Para o Coordenador Geral de Esportes do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edílson Alves, chefe da delegação no Mundial, a participação do Brasil é importante pelo fator de ranqueamento.
"Qualquer vitória será um salto no ranking. Sabemos que os adversários são muito fortes, como os países da Ásia e Europa, mas temos uma grande chance de melhorar nossa posição no ranking. Essa é a maior expectativa da delegação e do Comitê Paraolímpico Brasileiro nesta competição", destaca.
Roberto Alves, atleta do tênis de mesa e presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa Paraolímpico, acredita que o Mundial pode reservar algumas surpresas, mas concorda com o chefe da delegação e acrescenta que o objetivo maior é o Parapan-Americano do Rio de Janeiro, que acontecerá em 2007.
"Vai ser o caminho mais curto para Pequim. O Mundial tem um nível muito alto e vamos enfrentar atletas da França, Alemanha, China e Taiwan, nossos maiores adversários. Mas o Brasil também está crescendo na modalidade, com os campeonatos brasileiros. Aos poucos, estamos criando uma tradição no tênis de mesa paraolímpico", orgulha-se.
Confira os resultados do primeiro dia:
Feminino – Classe 9
Carolina Maldonado – BRA 00×03 Lina Lei – CHN
Feminino – Classe 8
Jane Karla Rodrigues – BRA 00×03 Josefin Abrahamsson – SUE
Feminino – Classe 5
Maria Luiz Passos – BRA 00×03 Hui Mei Wei – TAI
Masculino – Classe 9
Edimilson Pinheiro – BRA 02×03 Ronald Vijverberg – HOL
Masculino – Classe 8
João Nascimento – BRA 00 x 03 Cristophe Rozier – FRA
Masculino – Classe 7
Cristovan Lima – BRA 02 x 03 Adam Jurasz – POL
Masculino – Classe 6
Carlo Di Franço Michel – BRA 03 x 00 David Witherill – GRB
Luiz Henrique Medina – BRA 01 x 03 Simon Itkonen – SUE
Luiz Henrique Medina – BRA 01 x 03Amalio Catillo – ESP
Masculino – Classe 5
Roberto Pereira Alves – BRA 01 x 03Llija Djurasinovic – SER
Claudiomiro Segatto – BRA 01 x 03 Gang Bai – CHN
Masculino – Classe 4
Ecildo Oliveira Lopes – BRA 01x 03 Andrej Meszaros – ESL
Ezequiel Babes – BRA 00×03 Jie Zhang – CHN
Ivanildo Pessoa Freitas – BRA 03 x 02 Nedal Dalbouh – JOR
Marculino – Classe 3
Iranildo Espínola – BRA 03 x 00 Arte Chan – GBR
Fonte: Final Sports