Carla Azevedo
|
Fonte: CPB
O tênis de mesa paraolímpico brasileiro tem muitos motivos para comemorar. O Comitê Paraolímpico Internacional de Tênis de Mesa (IPTTC) concedeu vagas para mais dois jogadores brasileiros competirem no Mundial de Tênis de Mesa, que será realizado de 22 de setembro a 2 de outubro, na Suíça. Completam a equipe brasileira os mesatenistas Carla Azevedo, 10ª colocada no ranking mundial da classe 2*, de Brasília, e Roberto Alves (31º da classe 5), de Goiânia. As 13 vagas que o Brasil já possuía foram garantidas ao longo do ano 2005 diretamente em competições internacionais, como o Parapan-americano de Tênis de Mesa, realizado em Mar del Plata, Argentina, em julho de 2005, ou por meio de boas colocações no ranking internacional. Roberto Alves afirma que a convocação para o Mundial coroa muitos anos de esforço profissional. "Tive que fazer duas cirurgias depois da Paraolimpíada de Atenas, o que acabou atrapalhando meu treinamento. Mas estou feliz por ter conquistado a vaga", diz. "O Mundial será um passo grande na busca do meu lugar nos Jogos Paraolímpicos de Pequim", completa o mesatenista.
Roberto Alves
|
Brasileiros convocados para o Mundial de Tênis de Mesa: Carla Azevedo (DF), Carlo di Franco Michell (MG), Carlos Henrique Bueno (SP), Carolina Maldonado (SP), Cristovam Jaques (DF), Ecildo Lopes (RN), Edimilson Pinheiro (SP), Ezequiel Babes (PR), Iranildo Conceição (DF), Ivanildo Freitas (SP), Jane Karla Rodrigues (GO), João Fernando Nascimento (RO), Luiz Algacir (PR), Roberto Alves (GO) e Rosângela Dalcin (PR).
* No tênis de mesa, os jogadores com deficiência física competem em dez classes. Da classe 1 até a classe 5 estão agrupados os cadeirantes. Da classe 6 até a 10 estão os mesatenistas andantes. A classe 11 é disputada pelos deficientes mentais. Segue-se a lógica de que quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico do atleta.
Para mais informações sobre o ranking mundial consulte o link http://www.ipttc.org/ranking/20060101/index.