Por: Ian Marshall/ITTF
O alemão Dimitrij Ovtcharov conquistou neste domingo (3) o Top 16 Europeu pela quinta vez. Numa final dramática, onde precisou salvar dois match points, ele derrotou o bielorrusso Vladimir Samsonov por 4×3 (6-11, 11-8, 11-3, 14-16, 6-11, 11-7, 12-10).
“O jogo teve tantos altos e baixos para nós dois. Eu poderia ter terminado com quatro e um, mas perdi a oportunidade. Samsonov estava sempre lá, ele procurava todas as chances de voltar; cobriu todos os ângulos e todos os pontos da mesa. Vladi teve a vantagem no sexto set e ainda maior em sétimo, mas não importava o quão cansado eu estava, continuei pressionando. Foi um jogo semelhante como contra o Boll, pequenos pontos fizeram grandes diferenças” disse o campeão Dimitrij Ovtcharov.
A vitória significa que é a quinta vez que ele garante o título e o coloca à frente de Vladimir Samsonov, que ficou tão perto de conquistar o título em três décadas diferentes. Ele venceu em 1998 em Halmstad, no ano seguinte em Split antes de ter sucesso em 2001 em Wels e 2007 em Arezzo.
Enquanto isso, Dimitrij Ovtcharov agora aparece em terceiro lugar na lista de todos os tempos, atrás do sueco Jan-Ove Waldner, com sete vitórias e o colega Timo Boll, com seis sucessos.
Notavelmente a vitória registrada por Dimitrij Ovtcharov encerrou uma sequência de derrotas no cenário internacional contra Vladimir Samsonov: nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e no ano passado no Campeonato Europeu de 2018, nas duas ocasiões em seis sets, o veredicto foi a favor do bielorrusso.