MUNDIAL JUVENIL DE 2004: APENAS O 14º PARA O MASCULINO E FEMININO

Depois da gigantesca trapalhada que acarretou a ausência das seleções brasileiras nos dois primeiros jogos do Mundial, nada mais restava ao Brasil do que a disputa por posições intermediárias. As seleções masculina e feminina obtiveram a mesma colocação: 14º lugar, piorando o 11º (masculino) e 12º (feminino) conseguidos no Mundial do Chile em 2003. Felizmente a Confederação Brasileira conseguiu da ITTF a excepcionalíssima autorização para que nossos times disputassem os últimos jogos da fase de classificação e as posteriores decisões por posições intermediárias. Normalmente quando uma equipe/atleta perde por WO em uma das partidas, todos os seus jogos seguintes ou anteriores são anulados. Para alívio de nossas delegações, sobrou-lhes este consolo.

MASCULINO:

Na primeira rodada da disputa pelo 9º lugar o Brasil perdeu por 3×0 para Portugal, equipe que em seguida conquistou a 9ª colocação. Com a derrota os brasileiros partiram pela disputa do 13º lugar. No primeiro jogo batemos a Austrália por 3×0. Em seguida, na decisão, o Brasil perdeu por 3×2 para a Índia.

FEMININO:

Caminho idêntico ao dos rapazes teve nossa equipe feminina. Na primeira rodada da disputa pelo 9º lugar perdemos para a Hungria por 3×0. Já na disputa pelo 13º lugar vencemos a Austrália por 3×0 e em seguida, na decisão, o Brasil perdeu para a Inglaterra por 3×0.

E SE…

E se o Brasil não tivesse perdido por WO nas duas primeiras rodadas? Exercício de futurologia não é conosco, mas analisando tecnicamente os resultados de nossos adversários podemos chegar às seguintes conclusões: seria difícil, mas a equipe masculina teria chances de se classificar para a segunda fase, terminando assim pelo menos entre os 8 primeiros colocados. Vale a pena citar que em 6ª lugar ficou a Polônia, que venceu o Brasil por apertadíssimos 3×2 no último jogo da fase de classificação. Já no feminino as coisas não seriam muito diferentes. Na mais otimista das hipóteses poderíamos chegar à decisão do 11º lugar, mas o 14º lugar está dentro da nossa realidade.

EM QUANTO ISSO, LÁ EM CIMA…

Depois de passar um sufoco diante dos japoneses, quando conseguiu vencer apenas no 5º jogo, a equipe chinesa classificou-se para a final masculina, onde enfrentará a equipe sul-coreana. Na final feminina irão se encontrar a grande favorita China e o Japão, numa reedição da final do Mundial de 2003, vencido pela China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *