Joo Se Hyuk é punido
|
Segundo o site chinês Sina Sports, a Federação Sul-coreana de Tênis de Mesa acaba de punir com 5 anos de suspensão o jogador Joo Se Hyuk, vice-campeão mundial de 2003. Desde o início de 2005 o mesa-tenista está envolvido numa complicada disputa entre dois clubes da Coréia do Sul: Tristar e KT&G. A Federação Sul-coreana declara que o jogador pertence ao KT&G, mas Joo nega-se a defender o clube, alegando ter contrato assinado com o Tristar. Entenda o Problema:
Os problemas para Joo Se Hyuk começaram quando ele deixou, depois de dois anos, o serviço militar obrigatório. Antes de prestar o serviço militar o atleta possuía contrato com o KT&G e ao sair do Exército o mesa-tenista fechou contrato com o Tristar. A Federação Sul-coreana não reconhece o novo contrato de Joo, pois o anterior teria sido suspenso enquanto o atleta estava no Exército. Dessa forma ele ainda seria obrigado a jogar pelo KT&G.
O defensivo sul-coreano não aceitou a decisão da Federação Sul-coreana e foi proibido de disputar as seletivas que definiram os integrantes para o Campeonato Mundial de 2005, disputado no mês de maio em Xangai, China.
Novos Desdobramentos:
Há algumas semanas a Federação Sul-coreana enviou um pedido para a Federação Chinesa, solicitando o cancelamento da participação de Joo Se Hyuk na Super Liga Chinesa. Os chineses não aceitaram o pedido e o atleta continua a disputar a competição pelo Sichuan.
Além de disputar a Super Liga Chinesa, Joo Se Hyuk também participa do Super Circuito Japonês. Se não encontrar uma solução rápida para seus problemas, estas serão as duas únicas competições das quais ele poderá participar… Isso se a Federação Sul-coreana também não tentar, junto à ITTF, que o atleta também seja proibido de disputá-las…
Agora a Federação Sul-coreana suspendeu o atleta por um período de 5 anos. Assim, pelo menos teoricamente, o atleta não poderá disputar qualquer competição oficial internacional (etapas do Circuito ITTF Pro Tour, Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo…) pelos próximos 5 anos.
Enquanto disputa a Super Liga Chinesa e o Super Circuito Japonês, Joo Se Hyuk aguarda uma decisão dos Tribunais Sul-coreanos, onde recorre das punições. A expectativa é que a Justiça decida o caso ainda este ano, provavelmente até o mês de outubro.
Mais uma vez, agradecemos aos amigos do site espanhol www.tenisdemesa.tv pelas traduções.