RANKING MUNDIAL TEM NOVOS LÍDERES: TIMO BOLL E ZHANG YINING

Timo Boll e Zhang Yining lideram Rankings Mundiais

O ano de 2003 começa com boas novidades no cenário internacional. Pela 1ª vez em suas carreiras, o alemão Timo Boll e a chinesa Zhang Yining assumem a liderança do Ranking Mundial. A façanha de Timo Boll tem maior significado quando analisamos que esta é a 1º vez desde o fim de 1999 que um “não-chinês” ocupa este posto.

Se em 2001 ele era a grande promessa do Tênis de Mesa Europeu, em 2002 ele provou por que já pode, e deve, ser considerado um dos melhores jogadores do Mundo. Campeão Europeu Individual, da Copa do Mundo, do Top 12 Europeu e do Aberto da Áustria, Timo Boll alcança pela 1ª vez a liderança do Ranking Mundial.

Depois de desbancar seu compatriota Wang Liqin, Ma Lin manteve-se por apenas 2 meses na liderança do Ranking Mundial. A Grande Final do Circuito Mundial foi o evento crucial para Ma Lin e Timo Boll. Eliminado ainda nas quartas-de-final pelo seu compatriota Wang Hao, Ma Lin precisava torcer para Timo Boll não ir muito longe na competição. Isto não ocorreu. Boll chegou às semifinais e garantiu pontos importantíssimos para alcançar a posição de nº 1. Na verdade, pela combinação de resultados, o jovem alemão garantiu a liderança pela diferença mínima, e inacreditável, de apenas 1 ponto. Enquanto Timo Boll acumula 2295, Ma Lin tem 2294.

Ma Lin teve uma temporada brilhante, vencendo 4 Etapas do Circuito ITTF Pro Tour, porém não conquistou o título de nenhuma das “Grandes” competições do ano: Copa do Mundo, Grande Final do Circuito ITTF Pro Tour e Jogos Asiáticos. Enquanto isso, Boll levou os títulos da Copa do Mundo e o Europeu.

Campeão em Estocolmo, o taiwanês Chun Chih-Yuan subiu duas posições e agora ocupa a 5ª colocação do Ranking Mundial. Wang Hao, “responsável” pela queda de Ma Lin, também subiu duas posições e alcançou a 10ª posição, entrando para o seleto grupo dos 10 melhores jogadores do planeta.

A conquista de Timo Boll tem mais importância quando verificamos que o último “não-chinês” que alcançou a liderança do Ranking Mundial foi o bielo-russo Vladimir Samsonov. Isto ocorreu entre os anos de 1998 e 1999. Porém, desde novembro de 1999, o posto de nº 1 foi ocupado por apenas 3 jogadores, e todos chineses: Wang Liqin, Liu Guoliang e Kong Linghui.

No Ranking Feminino a chinesa Zhang Yining conseguiu algo que parecia impossível, tirou de Wang Nan o posto de nº 1 do Mundo. Por mais de 4 anos Wang Nan reinou absoluta, e agora ele terá muito trabalho para recuperar sua posição.

O título em Estocolmo coroou a temporada magnífica de Zhang Yining. Além do título da Grande Final do Circuito ITTF Pro Tour, Zhang Yining conquistou 3 etapas do Circuito ITTF Pro Tour, a Copa do Mundo e os Jogos Asiáticos (vencendo Wang Nan na final).

Pelo exposto, afirmar ou imaginar que Zhang Yining teria sido “beneficiada” pela ausência de Wang Nan em algumas competições internacionais soaria como uma imensa injustiça.

Quem também merece destaque no novo Ranking divulgado hoje pela ITTF e a jovem chinesa, de apenas 14 anos de idade, Guo Yue. Depois do excepcional vice-campeonato na Grande Final do Circuito Mundial, ela subiu 6 posições e já ocupa a 9ª posição no Ranking.

O próximo evento internacional será o Aberto da Croácia. A competição está marcada para ocorrer entre os dias 23 e 26 de janeiro na cidade de Zagreb.

Veja o Ranking Mundial Completo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *