Gustavo Tsuboi está nas semifinais
|
O brasileiro Gustavo Tsuboi conseguiu esta manhã em Estocolmo uma façanha memorável, classificou-se para as semifinais da Grande Final do Circuito Mundial Junior ao derrotar dois jogadores que atuam na Bundesliga (1ª divisão alemã), um dos mais caros e prestigiados campeonatos do planeta.
Foi realmente brilhante a conquista de Gustavo Tsuboi. Com 2 vitórias e uma derrota classificou-se em 2º no seu grupo. Ontem, em sua partida de estréia ele perdeu para o chinês Yang Xiaofu, porém mostrou grande personalidade e, em determinados momentos, teve boas chances de equilibrar o jogo, porém o melhor ainda estava guardado para hoje.
Christian Süß, destaque da nova geração alemã
|
O primeiro desafio de Gustavo no dia foi perante Christian Süß, campeão europeu, nº 180 do Mundo, uma das maiores promessas do Tênis de Mesa alemão, atleta do Borussia Düsseldorf, mesmo clube de Michael Maze, e que atualmente ocupa a 5º posição na Bundesliga. Apesar do “ilusório” placar de 3×0, o jogo foi intensamente disputado, onde todos os sets foram concluídos pela diferença mínima de 2 pontos. As parciais foram: 16-14, 14-12 e 11-09.
O próximo adversário de Gustavo foi o húngaro Daniel Zwickl, vice-campeão europeu, nº 211 do Ranking Mundial, atleta do TTF Liebherr Ochsenhausen, mesmo clube de Chuan Chih-Yuan e Alexei Smirnov. Mesmo precisando vencer apenas 1 set para garantir presença na semifinal, Gustavo arrasou seu oponente. Depois de levar um susto no 1º set, quando perdeu por 07-11, nos set seguintes Gustavo não deu chance ao seu adversário, marcando 11-08, 11-02 e 11-04.
Técnico Marles passando instruções a Gustavo
|
Agora Gustavo enfrentará nas semifinais uma verdadeira “muralha chinesa”. Seu adversário será um fortíssimo Qiu Yuke, nº 38 do Ranking Mundial. Este jovem chinês surpreendeu o Mundo ao alcançar a semifinal da chave principal do Aberto do Japão no mês de setembro. Naquela oportunidade, Qiu Yuke venceu jogadores do gabarito de Jörg Rosskopf e Chiang Peng-Lung.
Depois do ótimo desempenho na primeira fase, Gustavo promete não atuar apenas como mero coadjuvante diante de seu fortíssimo rival. O confronto está marcado para a manhã do dia 14/12/02.
Independentemente do resultado da semifinal, Gustavo Tsuboi e seu técnico Marles já estão de parabéns por terem representado tão bem nosso país e, por conseguinte, servirem de exemplo a todos os mesatenistas. Esta campanha fecha com chave de ouro um ano quase perfeito para a jovem geração do Tênis de Mesa brasileiro.