Mariany Nonaka, 1ª colocada no infantil
|
Mariany Nonaka conseguiu superar a egípcia Engie Metwally na final individual da categoria infantil e ficou com a única medalha de ouro brasileira nas competições individuais. Nas duas finais juvenis o Brasil ficou com o vice. Gustavo Tsuboi foi superado pelo português Tiago Apolônia e Cláudia Ikeizumi pela húngara Timea Ambrus.
Nonaka não teve muitas dificuldades para superar Metwally. O jogo foi decidido em 4 sets e teve as seguintes parciais: 11-07, 09-11, 11-08 e 11-07. Na final infantil masculina o português Marcos Freitas sagrou-se campeão com uma vitória sobre o sueco Gustaf Eriksson.
Tiago Apolônia. o grande algoz dos brasileiros
|
Na decisão juvenil feminina Cláudia Ikeizumi não teve muitas chances contra a húngara Timea Ambrus e foi derrotada por 4×0 (11-02, 11-08, 11-04 e 11-04). Mas a grande frustração do dia aconteceu na final individual masculina juvenil, onde o brasileiro Gustavo Tsuboi, 15º do Ranking Mundial Juvenil e grande favorito, foi superado pelo português Tiago Apolônia, nº 19 do Ranking Mundial Juvenil. Tiago venceu por 4×1, com parciais de: 11-07, 11-09, 11-06, 07-11 e 11-05. Com o título da etapa brasileira do Circuito Mundial Junior, Apolônia garantiu presença na Grande Final do Circuito, competição que será disputada no mês de outubro na Malásia. Por ter conquistado o título individual no Aberto do Egito, Gustavo Tsuboi já tinha a vaga garantida.
Em entrevista ao site da CBTM Gustavo culpou o cansaço por seu fraco desempenho na grande final: “Estou cansado da seqüência de torneios, sem dúvida isso pesou. Mas o pior foi que a sorte estava do lado dele. E isso acabou tirando a minha concentração, pois tenho um emocional fraco nessas horas”.
Tiago Apolônia foi o grande algoz dos jogadores brasileiros. Além de Tsuboi, por duas vezes o português derrotou Cazuo Matsumoto. A 1ª vez foi na fase de classificação e a segunda nas semifinais. Esta era a grande chance que Cazuo Matsumoto tinha para carimbar sua presença na Grande Final do Circuito Mundial Juvenil. Só resta mais uma etapa do Circuito, e esta será disputada na Nova Zelândia. Pelo jeito o Brasil terá apenas um representante na competição a ser realizada na Malásia: Gustavo Tsuboi.