PAN 2003 – THIAGO MONTEIRO FICA COM A MEDALHA DE PRATA

Thiago Monteiro

Lamentavelmente o brasileiro Thiago Monteiro não conseguiu superar o chinês naturalizado dominicano Lin Ju e ficou com a medalha de prata. Derrotado na semifinal por Lin Ju, Hugo Hoyama ficou com o bronze. Na decisão feminina a americana Chang-Gao Jun levou mais um ouro, seu segundo na competição e conquistou o bi-campeonato Pan-americano.

Para chegar à final Thiago Monteiro superou o chinês naturalizado argentino Liu Song, nº 88 do Ranking Mundial e atual vice-campeão da competição. A vitória também teve um gostinho de vingança porque no último confronto entre os dois, na final do Campeonato Latino-americano, o argentino levou a melhor. O placar final foi de 4×1 para o brasileiro e as parciais finais foram: 12-10, 12-10, 11-05, 4-11 e 11-05.

A tão sonhada final brasileira, assim como na competição de duplas masculinas, não foi concretizada porque Hugo Hoyama foi eliminado na outra semifinal pelo chinês naturalizado dominicano Lin Ju. Em 6 sets o dominicano marcou: 11-06, 11-07, 10-12, 11-07, 07-11 e 11-08.

Os dois primeiros sets da grande final foram muito equilibrados e praticamente decidiram o destino do jogo. Lin Ju, marcou 4×2 e as parciais do jogo foram: 12-10, 14-12, 05-11, 11-06, 08-11 e 11-09.

Esta foi a segunda medalha conquistada por Thiago Monteiro nos Jogos Pan-americanos. Ao lado de Hugo Hoyama ele já havia conquistado o título de duplas masculinas.

Este foi o segundo encontro entre Lin Ju e Thiago Monteiro. Em maio, durante o Campeonato Mundial, o dominicano derrotou nosso atleta e o eliminou da competição.

Lin Ju, foi naturalizado especialmente para a competição, visitava a República Dominicana pela 1ª vez e não fala uma palavra em espanhol. “Tática” bastante discutível (e lamentável) a empregada pelos anfitriões da competição.

Conformado com o resultado, Thiago explicou que o dominicano, que atua no estilo defensivo, usou um backhand com muito efeito para baixo. “A bola vinha muito pesada, e senti dificuldades para rebatê-la. Acho que os dois primeiros sets fizeram a diferença, pois podiam ter vindo para mim. Mas reconheço que ele jogou melhor. Estou satisfeito com a medalha de prata”, afirmou Thiago.

A vitória também valeu a Lin Ju a classificação para as Olimpíadas de Atenas.

Na decisão feminina enfrentaram-se duas chinesas, uma naturalizada americana, Chang-Gao Jun, nº 19 do Ranking Mundial; e outra dominicana, Wu Xue. A medalha de ouro ficou com , Chang-Gao Jun que venceu por 4×3 (11-09, 11-08, 07-11, 09-11, 11-06, 05-11 e 11-07) e conquistou o bi-campeonato pan-americano.

Consideramos que o Tênis de Mesa brasileiro, especialmente nossa seleção masculina, teve um ótimo desempenho em Santo Domingo. As conquistas tiveram boa repercussão no Brasil e um grande destaque na mídia. Toda a nossa delegação está de parabéns.

Com 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 bronze os Estados Unidos lideraram a disputa do Tênis de Mesa. Em segundo lugar ficou o Brasil e em terceiro os anfitriões da competição, A República Dominicana. (Veja o quadro geral de medalhas e todos os campeões).

Outras informações sobre a competição podem ser obtidas em nossa seção dedicada a competição: http://pan2003.temp.mesatenista.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *