PAN 2003 – HUGO HOYAMA E THIAGO MONTEIRO CONQUISTAM TÍTULO DE DUPLAS

8ª medalha de ouro para Hugo Hoyama

Numa final totalmente verde-amarela, Hugo Hoyama e Thiago Monteiro derrotaram os jovens Gustavo Tsuboi e Bruno Anjos na final da competição de duplas masculinas dos Jogos Pan-americanos. Com isso, Hugo passa a ser o recordista brasileiro nos Jogos, com 8 medalhas de ouro.

Para chegar a final Hugo e Thiago venceram os dominicanos Roberto Brito e Lin Ju por 4×1, com parciais de 13-11, 11-09, 09-11, 14-12 e 11-08. À primeira vista pode parecer que o jogo foi fácil, mas foi intensamente disputado, graças ao desempenho do chinês Lin Ju, que se naturalizou pouco antes dos Jogos Pan-americanos serem iniciados.

Emoção ainda maior viveram os jovens Gustavo Tsuboi e Bruno Anjos, ambos com apenas 18 anos de idade. Em jogo sensacional eles derrotaram os argentinos Liu Song e Pablo Tabachnik por 4×3. As parciais finais do jogo foram: 07-11, 11-05, 15-13, 08-11, 06-11, 11-05 e 11-08.

Na grande final Hugo Hoyama e Thiago Monteiro superaram Gustavo Tsuboi e Bruno Anjos por 4×2. As parciais foram 09-11, 12-10, 13-11, 11-07, 07-11 e 11-03.

Com mais esta medalha de ouro, Hugo Hoyama torna-se o recordista brasileiro em Jogos Pan-americanos, mas sua condição ainda não está garantida porque seu “concorrente” direto Gustavo Borges ainda pode igualar ou superar sua marca, já que na próxima semana ela inicia sua participação do Pan de Santo Domingo. Assim como Cláudio Kano, já falecido, Borges acumula sete medalhas de ouro. “Pelo menos no momento eu sou o recordista. Mas vou torcer por ele, que também é um grande atleta e já fez muito pelo Brasil”, afirmou Hugo Hoyama no site do COB.

Para Hoyama, que desde Mar del Plata-95 não conquistava o ouro, o resultado em Santo Domingo marca sua volta por cima, aos 34 anos. “Em Winnipeg-99 fui muito criticado por ter vencido apenas a medalha de bronze por equipes. Essas críticas me ajudaram a continuar trabalhando e agora muita gente vai ter que me ver subindo no pódio”, desabafou.

Aos 22 anos, Thiago Monteiro comemorou a medalha e disse que o resultado é fruto de muito treinamento. “O tênis de mesa brasileiro está investindo e alcançando resultado”, disse o mesa-tenista que está indo para sua quinta temporada de treinamentos na França.

Gustavo Tsuboi, 18 anos, explicou que se sente ainda mais motivado a seguir na carreira. “Na final pesaram a experiência do Hoyama e o Thiago e o cansaço da partida anterior, quando vencemos os argentinos, campeões em Winnipeg”, justificou

Esta foi a primeira dobradinha brasileira em Santo Domingo e a primeira vez que duas duplas brasileiras de Tênis de Mesa fazem uma final exclusivamente verde-amarela. O temp.mesatenista.net parabeniza toda a delegação brasileira, em especial Hugo Hoyama pelo recorde alcançado!

Toda as declarações foram obtidas no site do COB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *