Veja este artigo aonde o técnico Marcos Yamada analisa a importação de jogadores chineses pela República Dominicana para os Jogos Pan-americanos de 2003. Vale lembrar que foi uma dessas contratação que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro no Mundial.
Enviado por: Marcos Yamada – Correspondente Especial em Paris.
Um dos motivos da perda do pentacampeonato com certeza foi a participação de um chinês naturalizado argentino, Liu Song, que eliminou a equipe brasileira marcando dois pontos e no individual outro chinês naturalizado americano David Zhuang também venceu.
Nunca tivemos grandes resultados no feminino porque há muito tempo no Canadá temos outra chinesa Geng Lijuan que venceu todas em que disputou e agora importaram muitas delas nos Estados Unidos.
Vários fatos levam a crer que a importação de chineses pela Republica Dominicana é que vai lhes dar medalhas no tênis de mesa:
1) Naturalizaram Ju Jin que veio de uma pequena cidade ao sul da China, próximo ao Cantão, para vencer o individual masculino;
2) Naturalizaram Wu Xue, natural de Pequim que atualmente vive em Barcelona;
3) Wu Xue vai se casar com um outro chinês de Pequim e tentar naturalizá-lo para fazer duplas com Ju Jin.
Isto prova que o governo da Republica Dominicana esta investindo muito em busca das medalhas de ouro, já que está sediando os Jogos Pan-americanos deste ano em Santo Domingo.
Aqui no mundial em Paris eles apresentaram os novos contratados e Ju Jin eliminou o atleta brasileiro Thiago Monteiro que uma das esperanças de medalhas nos Jogos.
Ja Wu Xue, provou o seu valor vencendo ontem por 4×0 facilmente a atleta chilena Ximena Ceron.
—————————————-
Um pouco sobre a historia dos Jogos Pan-americanos:
A primeira participação da modalidade Tênis de Mesa nos Jogos foi em 1983, Caracas-Venezuela, e o Brasil, conquistou a medalha de ouro por equipes masculina: Ricardo, Kano, Aristides e Acácio. Vencemos mais três vezes: em Indianápolis USA 1987, Havana-Cuba 1991, Mar del Plata-Argentina 1995 e perdemos em Winnipeg-Canada 1999.