LIU GUOLIANG PRECISA PROVAR QUE É BOM, TAMBÉM COMO TÉCNICO

Liu Guoliang (à direita), recebendo instruções de Cai Zhenhua

Fonte: Xinhuanet

O chinês Liu Guoliang ganhou tudo como jogador, mas ele ainda tem que provar ser um bom técnico também. Ele conquistou o "Grand Slam" do Tênis de Mesa: Olimpíadas, Campeonato Mundial e Copa do Mundo, todos títulos individuais, e desde 2002, tornou-se técnico. Os outros únicos atletas a ganharem o "Grand Slam" foram o lendário Jan-Ove Waldner da Suécia e Kong Linghui da China.

A experiência como técnico se iniciou nos Jogos Asiáticos de 2002, mas foi curta, por causa de sua falta de experiência para tomar decisões pelos jogadores. Porém este ano, ele ganhou crédito como técnico por Ma Lin ter vencido a Copa do Mundo.

Contudo, na Grande Final do Circuito Mundial ITTF realizado na China há duas semanas, ele teve dois péssimos resultados, quando Ma Lin e Wang Liqin, respectivamente números 1 e 2 do Mundo, foram eliminados, ainda na primeira rodada, e ambos recebiam seus conselhos técnicos.

"É um verdadeiro teste para mim, ser o técnico principal da Seleção masculina da China", disse Liu Guoliang de 28 anos. "Eu preciso aprender com Cai Zhenhua e outros técnicos veteranos".

Liu Guoliang foi escolhido em julho último por Cai Zhenhua para assumir o cargo de técnico da seleção da China, sendo até hoje, o mais jovem a assumir tal posição. Cai assumiu o mesmo cargo apenas aos 31 anos.

"Liu tem crédito para ser técnico", disse Cai, agora diretor da administração do Tênis de Mesa e Badmington chineses. "Ele é um exemplo e os jogadores o admiram, por ele ter conquistado tudo".

Liu pulou para a fama aos 16 anos em 1992 ao derrotar o sueco Waldner, o homem que derrotou a maioria dos jogadores chineses entre 1980 e 2000. Posteriormente ele venceu Waldner por mais quatro vezes.

Jogando em um estilo caneta modificado, Liu podia girar a raquete e executar topspin com ambos os lados de sua raquete, podendo atacar tanto de forehand, como de backhand. No Brasil esta adaptação da empunhadura caneta recebeu o nome de "classineta".

Em 1996 Liu terminou o ano com a conquista dupla das Olimpíadas e da Copa do Mundo e em 1999 conquistou Campeonato Mundial na Holanda.

Atualmente a situação é a seguinte, Liu fez de seu bom amigo, e Campeão Olímpico de 2000, Kong Linghui "capitão" da equipe chinesa e Ma Lin e Wang Liqin ficaram com a responsabilidade de atletas principais da seleção.

"É a "Era" do Ma Lin e Wang Liqin", disse Liu. "Eu os ajudarei a serem atletas melhores ainda".

Estar sendo o técnico da seleção chinesa causou grandes mudanças em sua vida.

"Às vezes, eu me sinto muito só," disse ele. "Quando eu era jogador, eu gastava muito de meu tempo jogando futebol ou cantando karaokê com meus companheiros de equipe. Agora eles me "boicotam" um pouco, pois eu faço uma "cara séria" para eles".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *