João Paulo Souza(ATMAS)
|
Nesse último sábado (29/11) realizaram-se os últimos Campeonatos Individuais por Categorias de 2003 entre as academias de Tênis de Mesa, ATMAS, YTTA e IBEU. As categorias disputadas no evento foram Infantil e Adulto A. Na final do Adulto A, mais uma vez João Paulo Souza (ATMAS) chegou a final, agora para enfrentar Augusto Coelho (ATMAS). Já na final do Infantil, se encontraram Lucas Sousa (YTTA) e João Paulo Frota (ATMAS).
Nessa categoria estavam presentes todos os principais atletas das 3 academias que disputaram as 7 etapas do Ranking Geral de 2003. Aristides Neto (IBEU) – Tetra-Campeão das etapas e Campeão Geral do Infantil de 2003 – era o principal favorito a conquista do título, mas Pablo Porto (YTTA) não ficava muito atrás, já que havia sido Bi-Campeão das etapas e, por isso, Vice-Campeão Geral de 2003! Não podemos deixar de destacar também a presença de Ênio Correa (YTTA) que também foi Campeão de uma das etapas de 2003. Esses foram os únicos atletas a vencer etapas do Ranking Infantil em 2003. Porém outros atletas 3 atletas mereciam destaque também, Lucas Sousa – Tri-Vice-Campeão, Iuri Barcelos (ATMAS) – Bi-Vice Campeão e João Paulo Frota – Vice-Campeão, durante essas 7 etapas que foram realizadas do Ranking Infantil em 2003.
Já nesse Campeonato Individual Infantil, que é um Torneio à parte desse Campeonato Geral do ano aconteceram algumas “surpresas”, mas, sem dúvida, a maior de todas foi à eliminação ainda na fase classificatória de Pablo Porto, graças, principalmente, a uma derrota inesperada para Mateus Bezerra (ATMAS) – Campeão Geral Mirim de 2003.
Os dois finalistas chegaram sem derrotas na final, após passarem por fortes atletas, principalmente nas semifinais, onde João Paulo derrotou a Enio Correa por 2 x 0 e pelo mesmo placar Lucas Sousa venceu Aristides Neto. Nessa final, que pode se disser foi também uma “surpresa”, pois nesse ano nenhum desses atletas havia conquistado um título, apesar de terem participado de algumas finais, como mostrei nos comentários iniciais. Pareceu que dessa vez, Lucas Sousa não queria deixar passar mais essa chance, após 3 finais sem títulos em 2003, e jogou muito bem, apesar de no início de cada um dos 2 sets, João Paulo ter tomado a iniciativa da partida e aberto alguma vantagem. No primeiro set, o placar apontava 7-5 para João Paulo, quando de repente Lucas Sousa de forma incrível vira o jogo para 11-7. Já no 2º set, João Paulo abriu uma boa vantagem no início do set, mas novamente Lucas Sousa manteve a frieza e conseguiu virar e vencer o set com outro 11-7; fazendo 2 x 0 e levando o título do Campeonato Individual Infantil de 2003.
Com certeza esse foi o torneio de 2003 com a maior presença de “estrelas” das academias ATMAS e YTTA. Outra coisa, que esse torneio mostrou foi o alto nível técnico dos atletas da categoria Juvenil, pois os três primeiros lugares dessa competição ficaram com os 3 primeiros juvenis que disputaram o Campeonato Juvenil na semana passada, somente a ordem de classificação sofreu um pequena mudança.
Vejamos agora quais eram os principais atletas envolvidos na competição. Pela ATMAS tínhamos a presença de João Paulo Souza – Tetra-Campeão do Rating A, Bi-Campeão do Adulto A, além de Campeão Individual Juvenil em 2003; Roberto Barcelos – Penta-Campeão do Adulto A e Bi-Campeão do Rating A em 2003; Edivan Batista – Campeão do Torneio Início de 2003 e Augusto Coelho – Campeão do Rating A e Bronze no Campeonato Juvenil em 2003. E pelo YTTA, o principal destaque era Felipe Farias, o principal atleta do clube, que havia sido Tri-Vice Campeão do Adulto A e Vice-Campeão Individual Juvenil em 2003, uma semana atrás; além de João Paulo Lima, Márcio Fontenele, Mauro Benevides e Leonardo Yamaguchi.
Já nas quartas de final, se iniciaram os grandes confrontos e tivemos um grande jogo entre Felipe Farias e Edivan Batista. No 1º set, quando Edivan fez 10-7, tudo indicava que ele levaria o set, mas Felipe mostrou que estava “bem vivo” e virou o set, vencendo-o por 14-12. No 2º set, Edivan não podia perder ou seria eliminado, logo entrou decidido a mudar a partida e levou o set por 11-8. Porém, no 3º set, Felipe não perdeu a cabeça e continuou jogando muito bem e conquistou a vitória com 11-6, garantindo uma das vagas para as semifinais.
Na 1ª semifinal, aconteceu um jogo entre Roberto Barcelos e Augusto Coelho. Onde Roberto venceu de forma tranqüila o primeiro set por 11-2. No segundo, quando tudo indicava um “2 x 0” fácil para Roberto que vencia por 7-2, Augusto “renasce” das cinzas e de forma espetacular vira o set e o venci por 11-7, ou seja, ele fez 9 pontos consecutivos! No 3º set e cheio de moral pela vitória espetacular no segundo set, Augusto consegue fechar a partida com um 11-8. Na 2ª semifinal, João Paulo Souza repetiu com Felipe Farias, o que havia sido semana passada a final do Campeonato Juvenil, a diferença foi que dessa vez João Paulo não teve a mesma facilidade. No 1º set, jogando muito bem Felipe Farias fez 9-6 e tudo levava a crer que João Paulo não conseguiria reverter à situação desfavorável, mas não se pode dar chances para um campeão nato como João Paulo, e esse foi o erro de Felipe que permitiu uma incrível virada de João Paulo que acabou vencendo o set por 11-9, com 5 pontos consecutivos. No 2º set, Felipe se manteve jogando muito bem, mas nos momentos decisivos João Paulo se mostrou mais preparado e fechou o set e a partida com um 11-8.
Na super final desse Campeonato Individual Adulto A de 2003 encontraram-se João Paulo Souza e Augusto Coelho, ambos atletas da ATMAS, muitos achavam que esse jogo seria ganho com facilidade por João Paulo, mas será que seria fácil mesmo? Lembremos então que a única derrota em finais de campeonatos de João Paulo nesse ano foi exatamente para Augusto Coelho na IV etapa do Rating A. Posto isso vamos ao jogo, no 1º set Augusto parecia estar nervoso e não conseguiu impor o seu ritmo de jogo, enquanto João Paulo estava totalmente à vontade e com isso fechou o set com facilidade por 11-5. Já no segundo set, João Paulo começou novamente muito bem dominando as ações do jogo, mas, como já havia feito na semifinal, Augusto Coelho “acorda” para o jogo e força João Paulo a errar e com isso virá o set e o vence por 11-9. No último e decisivo set, tudo indicava para mais um set muito equilibrado, porém João Paulo voltou determinado a levar mais um título para casa e não deu mais chances para Augusto, que pareceu se conformar com o Vice, vencendo o set e a partida por 11-4.
Veja a seguir mais alguns detalhes da classificação das competições.
CATEGORIA INFANTIL
No jogo decisivo dessa categoria, LUCAS SOUSA (YTTA) derrotou a JOÃO PAULO FROTA (ATMAS) por 2 x 0 (11-7 e 11-7).
Os primeiros colocados foram os seguintes:
1º LUCAS SOUSA (YTTA);
2º João Paulo Frota (ATMAS);
3º Enio Correa (YTTA);
4º Aristides Neto (IBEU);
5º Mateus Bezerra (ATMAS);
6º Felipe Granjeiro (IBEU);
7º Iuri Barcelos (ATMAS);
8º Lucas Cavalcante (YTTA).
CATEGORIA ADULTO A
No jogo decisivo dessa categoria, JOÃO PAULO SOUZA (ATMAS) venceu a AUGUSTO COELHO (ATMAS) por 2 x 1 (11-5, 9-11 e 11-4).
Os primeiros colocados foram os seguintes:
1º JOÃO PAULO SOUZA (ATMAS);
2º Augusto Coelho (ATMAS);
3º Felipe Farias (YTTA);
4º Roberto Barcelos (ATMAS);
5º Márcio Fontenele (YTTA);
6º Vicente Ferreira (Convidado);
7º Edivan Batista (ATMAS);
8º Bianor Coelho (Convidado).