Ontem (08/11) realizaram-se os primeiros Campeonatos Individuais por Categorias de 2003 entre as academias de Tênis de Mesa, ATMAS, YTTA e IBEU. As categorias disputadas no evento foram Pré-Mirim e Adulto B. Na final do Adulto B, aconteceu um jogo entre Pedro André e Daniel Sampaio, ambos atletas ATMAS. Já na final do Pré-Mirim, se encontraram Rafael Militão e Samuel Lima, ambos atletas do YTTA.
Na disputa do título do Adulto B, o destaque negativo ficou por conta da atuação decepcionante dos números 1 – Adriano Neves e 2 – José Gadelha do Ranking Geral de 2003, ambos atletas ATMAS. Adriano Neves foi eliminado ainda nas oitavas de final por José Gadelha, e logo após, nas quartas de final, José Gadelha perdeu para Daniel Sampaio, que viria a ser o Campeão do evento.
De positivo devemos destacar a maior presença de atletas inscritos para um torneio do Adulto B em todo o ano de 2003, isso é claro favorecido, pois atletas que normalmente jogariam em outras categorias (Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto A) puderam também participar do evento. Sendo assim oito chaves com 4 atletas foram formadas!
Grandes nomes de outras categorias estavam presentes para tentar “tomar” o título dos atletas que durante 2003 disputaram o Adulto B. Podemos citar entre esses a presença de 2 super-campeões: Aristides Neto (IBEU) – Campeão Geral de 2003 do Rating C e do Infantil e Pedro André (ATMAS) – Campeão Geral de 2003 do Rating B e do Juvenil. Ainda vale destacar, a participação de atletas que disputaram durante o ano etapas do Adulto A e Rating A, porém sem obterem grandes resultados, como Robson Sousa, Daniel Sampaio e Caroline Sousa.
Com toda essa quantidade de grandes nomes se esperava um torneio muito difícil e equilibrado e isso realmente aconteceu. E o torneio se mostrou “impiedoso” com os principais atletas do Adulto B em 2003, para se ter uma idéia, o único atleta que durante 2003 disputou a categoria Adulto B a ficar entre os 8 primeiros foi José Gadelha e apenas na 5ª colocação!
Na final da competição, a grande “surpresa” foi a chegada de Daniel Sampaio, que havia disputado durante 2003, apenas torneios dos níveis mais altos e obteve somente uma medalha de bronze na II Etapa do Ranking Adulto A. Já a chegada de Pedro André não pode ser considerada surpresa, pois ele já havia mostrado durante 2003, que estava muito bem preparado e todos os seus títulos comprovam isso. Vale ainda salientar que ambos atletas vem obtendo bons resultados, desde 2002, onde Daniel Sampaio foi Vice-Campeão Geral do Primeira Divisão e Pedro André foi medalha de bronze exatamente nesse mesmo evento – Campeonato Individual por Categoria – Adulto B de 2002.
A final se iniciou muito equilibrada e sendo disputada ponto a ponto até o final do 1º set, vencido por Daniel Sampaio, mas no 2º set a reação de Pedro André foi avassaladora e ele venceu o set por 11-4, levando a disputa do título para a “negra”. Nesse momento do jogo Daniel pareceu estar mais tranqüilo e fechou o set com relativa facilidade por 11-7.
Veja a seguir mais alguns detalhes da classificação das competições.
PRÉ-MIRIM
No jogo decisivo dessa categoria, Rafael Militão (YTTA) derrotou a Samuel Lima (YTTA) por 2 x 1 (8-11, 11-5 e 12-10).
Os primeiros colocados foram os seguintes:
1º Rafael Militão (YTTA);
2º Samuel Lima (YTTA);
3º Eduardo Leal (IBEU);
4º Diego Rocha (ATMAS);
5º Vinicius Freitas (ATMAS);
6º Luan Frota (ATMAS).
ADULTO B
No jogo decisivo dessa categoria, Daniel Sampaio (ATMAS) venceu a Pedro André (ATMAS) por 2 x 1 (14-12, 4-11 e 11-7).
Os primeiros colocados foram os seguintes:
1º Daniel Sampaio (ATMAS);
2º Pedro André (ATMAS);
3º Vicente Ferreira (Convidado);
4º Aristides Neto (IBEU);
5º José Gadelha (ATMAS);
6º Caroline Sousa (ATMAS);
7º João Paulo Frota (ATMAS);
8º Iuri Barcelos (ATMAS).