O potiguar Luiz Carvalho (Academia Poti) foi o grande nome da 10ª edição do Torneio Interestadual, realizado neste último final de semana na cidade do Recife nas dependências da própria UNICAP. O atleta saiu invicto da competição, conquistado os títulos no individual, equipes e duplas masculinas. Na competição feminina Iara Borba se destacou ao também conquistar 3 medalhas de ouro (duplas mistas e femininas e equipes), mas o título individual ficou com Flávia Oliveira (AGUARÁ).
Na final por equipes masculina se encontraram as duas equipes favoritas: Poti (RN), representado por Luiz Carvalho, Pedro Fellipo e Olavo Queiroz; e UNICAP (PE) representada por: Gustavo Lopes, Edmar Azevedo e Joaquim Borba.
No jogo inaugural da final Luiz Carvalho superou Edmar Azevedo marcando 3×0. A surpresa veio no segundo jogo, onde Pedro Fellipo venceu Gustavo Lopes com relativa facilidade por 3×0. Com isso o Poti abria 2×0. Precisando vencer para impedir o título do Poti, Joaquim Borba enfrentou Olavo Queiroz e não teve muitas dificuldades para superá-lo, também por 3×0.
O 4º confrontou reuniu os dois melhores atletas de cada clube: Luiz Carvalho e Gustavo Lopes. Foi um belíssimo jogo que só foi decidido 5º e último set, onde Luiz marcou 12×10 e pôde comemorar seu segundo título na competição (na sexta-feira, ao lado de Pedro Fellipo, Luiz conquistara o título de duplas masculinas ao vencer Gustavo Lopes e Joaquim Borba por 3×2).
O terceiro e principal título de Luiz Carvalho (Poti/RN) veio na competição individual, onde enfrentou na grande final Edmar Azevedo (UNICAP/PE), a grande surpresa da competição.
Na 1ª semifinal Luiz Carvalho venceu Luiz Netto (Jaraguá/AL). Já Edmar, depois de estar perdendo por 2×0, superou Domingos Sávio (CPR) e também garantiu presença na finalíssima.
Este foi o segundo jogo entre Luiz e Edmar dentro da competição. No evento por equipes Luiz não deu chances a Edmar e venceu com facilidades. Na final individual o fato voltou a se repetir. Apenas no 1º set Edmar conseguiu equilibrar o jogo, mas acabou sendo derrotado por 12×10. Nos sets seguintes o atleta potiguar não deu mais chances ao defensivo pernambucano e com seus fortíssimos ataques voltou a marcar 3×0.
Na final feminina Flávia Oliveira (AGUARÁ/PE), atual nº 1 de Pernambuco, superou Iara Borba (UNICAP/PE) por 3×2. O Interestadual da UNICAP contou pontos para o Ranking Pernambucano (apenas jogos entre atletas de Pernambuco) e com isso Flávia deve valiosíssimos pontos de distância em relação a Natália Pereira (CPR), segunda colocada no ranking e que esteve ausente da competição devido a uma contusão. Como “consolo” Iara saiu com 3 medalhas de ouro da competição: duplas mistas e femininas e equipes.
Confira todos os campeões dessa edição do Torneio Interestadual da UNICAP:
Duplas Masculinas:
1º – Luiz Carvalho e Pedro Fellipo (Academia Poti/RN);
2º – Gustavo Lopes e Joaquim Borba (UNICAP/PE).
Duplas Femininas:
1º – Iara Borba e Gabriela Santos (UNICAP/PE);
2º – R. Sabino e S.Castro (Academia Corpus/PB).
Duplas Mistas:
1º – Gustavo Lopes e Iara Borba (UNICAP/PE)
2º – Paulo Rocha e Flávia Oliveira (AGUARÁ/PE).
Equipes Masculinas:
1º – Academia Poti (Rio Grande do Norte);
2º – UNICAP (Pernambuco).
Equipes Femininas:
1º – UNICAP (Pernambuco);
2º – Academia Corpus (Paraíba).
Individual Masculino:
1º – Luiz Carvalho (Academia Poti/RN);
2º – Edmar Azevedo (UNICAP/PE).
Individual Feminino:
1º – Flávia Oliveira (AGUARÁ/PE);
2º – Iara Borba (UNICAP/PE).
O próximo desafio para os mesa-tenistas pernambucanos será o Campeonato Pernambucano por Equipes. O evento de 2003 promete ser o mais disputado de todos os tempos. Na categoria adulto masculino pelo menos 4 clubes lutam pelo título, fato inédito na história do tênis de mesa pernambucano. A competição será realizada nos dias 4 e 5 de outubro na AGUARÁ (Associação Guararapes de Tênis de Mesa).