QUANTA COMPETÊNCIA… CHINA CONQUISTA TODAS AS CATEGORIAS

 

Foi simplesmente espetacular o domínio chinês no 48º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. Lembram-se que escrevemos um artigo onde salientávamos que a China tentaria repetir o feito do Mundial de 1995, também realizado na China? Pois bem, os mesa-tenistas chineses conquistaram exatamente o mesmo número de medalhas de ouro e prata conquistados há 10 anos (neste caso desconsideramos os resultados por equipes, porque o Campeonato Mundial por Equipes agora é realizado separadamente).

Foram “simplesmente” 5 medalhas de ouro, ou seja, levaram todas as categorias disputadas: duplas mistas, duplas femininas, duplas masculinas, individual feminino e individual masculino. Em apenas uma categoria (duplas masculinas) os chineses não monopolizaram a final. Assim, foram mais 4 medalhas de prata. Coincidentemente, no Mundial de 1995 a única categoria onde os chineses não conquistaram ouro e prata foi também nas duplas masculinas. Naquele ano Vladimir Samsonov (Bielorússia) e Zoran Primorac (Croácia) ficaram com o vice-campeonato. Este ano os alemães Timo Boll e Cristian Suss atrapalharam (um pouquinho) a festa chinesa e ficaram em segundo. Por sinal, classificaram-se para a final após brilhante vitória sobre os campeões olímpicos Ma Lin e Chen Qi.

A China ainda conquistou mais 6 medalhas de bronze em Xangai. Assim, das 20 medalhas no total que eram disputadas os chineses ficaram com 15 (!). Das 5 medalhas que “sobraram”, a Alemanha ficou com uma de prata (duplas masculinas), Hong Kong com duas de bronze (duplas femininas e individual feminino), Dinamarca com uma de bronze (individual masculino) e Coréia do Sul, também com uma de bronze (individual masculino).

Há dois anos, no Mundial de 2003, os chineses levaram 14 medalhas, sendo 4 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze, a única categoria que não venceram foi exatamente aquela que é vista como a principal: o individual masculino, vencido por Werner Schlager.

Veja todos os campeões do 48º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa:

Individual Masculino:
1º – Wang Liqin (China);
2º – Ma Lin (China);
3º – Michael Maze (Dinamarca);
3º – Oh Sang Eun (Coréia do Sul).

Individual Feminino:
1º – Zhang Yining (China);
2º – Guo Yan (China);
3º – Lin Ling (Hong Kong);
3º – Guo Yue (China).

Duplas Masculinas:
1º – Wang Hao/Kong Linghui (China);
2º – Timo Boll/Cristian Suss (Alemanha);
3º – Wang Liqin/Yan Sen (China);
3º – Chen Qi/ Ma Lin (China).

Duplas Femininas:
1º – Wang Nan/Zhang Yining (China);
2º – Guo Yue/Niu Jianfeng (China);
3º – Tie Yana/Zhang Rui (Hong Kong);
3º – Bai Yang/Guo Yan (China).

Duplas Mistas:
1º – Wang Liqin/Guo Yue (China);
2º – Liu Guozheng/Bai Yang (China);
3º – Yan Sen/Guo Yan (China);
3º – Qiu Yike/Cao Zhen (China).

Para outras informações sobre o Mundial 2005, acesse o nosso especial no endereço: http://mundial2005.temp.mesatenista.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *