CBTM: NOTA ZERO EM SIGILO DE DADOS E PROTEÇÃO À PRIVACIDADE!

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa acaba de assinar e autenticar seu próprio certificado de irresponsabilidade para com os mais de 2000 cadastrados em seu sistema. Num ato negligente, insensato e inconseqüente a CBTM tornou pública as informações de todos os seus cadastrados. Informações como: número de telefone, de documentos, endereço, e-mail, declaração de renda, entre outros dados, de atletas, dirigentes, técnicos e federações estão disponíveis para “consulta” de qualquer bisbilhoteiro. Como isso é possível? Simplesmente a CBTM divulgou em seu site o nome de usuário de cada cadastrado e disponibilizou a mesma senha para todos! Como forma de migrar as informações do antigo sistema para o novo, os nomes de usuários de todos os cadastrados foram disponibilizados nesta página:
http://www.cbtm.org.br/paginas/listaidvirtual.html. Para facilitar ainda mais esta migração todas estas “ID Virtuais”, como chama a CBTM, possuem a mesma senha: 123.

Ao invés de tornar única a senha para todos os cadastrados, a CBTM e a Ecos Sistemas, nova responsável (?) pelo sistema de gerenciamento web da Confederação, deveriam ter elaborado uma solução mais adequada para migrar os dados do antigo para o novo sistema. Para quem desenvolve um sistema tão complexo como o “CBTM Web”, criar um pequeno script (programa) capaz de selecionar o usuário, criar uma senha aleatória e individualizada, e posteriormente enviar uma mensagem eletrônica (e-mail) para cada cadastrado informando a nova senha e o nome de usuário seria uma tarefa extremamente simples.

É enorme a quantidade de problemas que uma pessoa pode ter se seus dados caírem nas mãos de alguma pessoa mal intencionada. Existe um enorme mercado negro de venda de informações. Seus dados poderiam ser utilizados desde para abrir uma conta em algum provedor de acesso à internet, até para abrir uma conta fantasma em algum Banco. Outro tipo de problema menos grave, mas muito irritante, será se seu número de telefone cair nas mãos de algum engraçadinho. E o que poderia acontecer se algum usuário descobrisse o telefone de algum famoso jogador ou técnico e passasse a ligar para ele?

A Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso X, dispõe:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a intimidade das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua utilização.

É de se esperar da CBTM que o respeito à privacidade seja uma das grandes preocupações no tratamento seguro da informação. Não há dúvidas que o procedimento utilizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa viola frontalmente o direito a privacidade e intimidade de todos os cadastrados em seu sistema.

Se você não quer correr qualquer risco, veja qual a sua “ID Virtual”, acesse o endereço de login e utilize a senha “123”. No painel de administração clique em “Senha” e altere a senha uniforme que foi fornecida a todos os usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *