Fortaleza 2011 foi palco do primeiro grande resultado do estado do Amapá no cenário nacional, saindo do anonimato para ocupar as terceiras colocações na competição por seleções no pré-mirim e infantil, e o segundo lugar individual no infantil com Caio Silva, que mais tarde se consagraria campeão das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, demonstrou que a política de intercâmbios ante a falta de um técnico de alto rendimento, foi a escolha certa.
O 2º Núcleo do Projeto Nacional de Sparrings, liderado pelo jovem Adilson Toledo, terá um sparring de luxo, Yuri Bavaresco, recém chegado da França. A dupla chega com a missão de preparar os jovens talentos amapaenses que subiram de categoria e buscam agora no mirim e no juvenil manter ou superar a campanha de Fortaleza.
“Retorno ao Amapá pela segunda vez. Esse programa inovador num lugar tão distante mostra pro Brasil que quando se quer, se consegue desenvolver um trabalho de qualidade, não será surpresa se esses meninos do Amapá subirem ao pódio. Os mirins têm um potencial impressionante e os juvenis já, conhecidos no Brasil, também elevaram muito o seu nível técnico. A presença de Yuri será fundamental para aumentar o potencial de competição dos atletas”, afirmou Adilson Toledo.
“É impressionante o que acontece aqui no Amapá. A cidade é muito bonita e o povo ama o tênis de mesa. Quando Adilson me convidou para este trabalho, às vésperas do Brasileiro de Piracicaba, hesitei em virtude da minha própria preparação. Por mais que tivesse comentado sobre a grande estrutura do Centro Regional de Treinamento certificado pela CBTM e a respeito do potencial dos atletas, nada se compara a estar aqui e ver de perto este grande movimento mesatenístico na região norte do Brasil. Espero de verdade contribuir no alcance das metas definidas pela Federação local e com certeza também farei uma grande preparação pro Brasileirão”, finalizou Yuri Bavaresco.
Esta etapa do núcleo foi iniciada no dia 18 de outubro e se estenderá até o dia 27, quando será lançado o uniforme oficial da delegação com a presença do Secretário de Esportes Rogério Salvador, responsável pela viabilização do projeto.
“Nossa Secretaria de Esportes apoia essa modalidade que realiza um grande trabalho em todo o estado e queremos fortalecer esta parceria com a ACTM Itaim Keiko através do seu grande presidente Abílio Dias, para que em 2013 possamos juntos com a FTMA alçar voos mais altos para absorvermos ao máximo todo o legado que o ciclo olímpico deixará para o país”, frisou Rogério Salvador.
A Federação de Tênis de Mesa do Amapá, na pessoa do coordenador de projetos Alan Cardoso, agradece novamente ao Secretário de Esportes e seu assessor Ronaldo Miranda, pela visão empreendedora com o mesatenismo do Amapá e também ao coordenador Adilson Toledo e ao mais novo membro do Time, Yuri Bavaresco, que de tão longe vieram com seu profissionalismo colaborar como a construção do projeto Amapá Olímpico.